Travar a privatização da <i>ANA</i>

A célula do PCP na ANAAeroportos de Portugal está a distribuir um comunicado aos trabalhadores onde acusa o Governo de utilizar argumentos falsos para justificar a qualquer preço a sua intenção de privatizar a empresa. Para os comunistas, «os lucros avultados, a capacidade demonstrada de conduzir importantes investimentos e o prestígio reconhecido» deixam o Governo «sem as habituais desculpas». Assim, prosseguem, sobra um único argumento – a necessidade de um encaixe financeiro urgente.
O PCP considera este um «mau argumento», pois, argumenta, «vender activos seguros para gerar encaixes imediatos» não é uma boa estratégia. Mas é, principalmente, um argumento falso.
Só nos últimos dois meses, recorda a célula, o Governo «aprovou um aval de 20 mil milhões de euros para a banca privada, decidiu “investir” 4 mil milhões de euros na recapitalização da banca privada, gastou 800 milhões de euros na nacionalização dos prejuízos do BPN e prepara-se para afundar 500 milhões de euros para cobrir os prejuízos de um banco (o BPP) que só gere fortunas». A venda da ANA, garantem os comunistas, será financiada «por esta mesma banca privada, usando menos de 5 por cento destas verbas».
Assim, para a célula comunista, as razões desta privatização são claras: favorecer «os que a vão receber, e ainda meter ao bolso uns largos milhares de milhões com a construção do novo aeroporto – os grandes grupos económicos, ao serviços dos quais o Governo está.


Mais artigos de: PCP

Um mártir da luta antifascista

Alfredo Caldeira foi um dos 32 antifascistas assassinados no Campo de Concentração do Tarrafal. Tinha 30 anos e era membro do Comité Central do PCP.

Mais perto dos trabalhadores

Os boletins de células de empresa são um elemento fundamental da ligação do Partido às massas, levando aos trabalhadores a voz dos comunistas sobre os problemas que os afectam.

Célula da <i>Petrogal</i> realizou assembleia

Realizou-se no dia 13 a Assembleia da célula do Partido na Petrogal, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto. O debate travado incidiu, fundamentalmente, nos objectivos de reforço do Partido, mas as lutas e a situação da empresa estiveram também presentes nas intervenções dos militantes.No centro das preocupações dos...

<i>Obras Escolhidas</i> apresentadas na Covilhã

José Casanova participou, dia 12, numa sessão de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, no Centro de Trabalho do PCP na Covilhã. Perante cerca de 50 pessoas, o director do Avante! sublinhou a importância da sua publicação. Em sua opinião, lê-las, estudá-las e debatê-las colectivamente constitui um...

PCP promove protesto popular

Por iniciativa do PCP, realizou-se na passada sexta-feira uma vigília junto ao posto territorial da GNR em Ferreira do Alentejo contra o seu encerramento. A Comissão Concelhia local do Partido, quando tomou conhecimento da decisão do Governo de encerrar o posto, promoveu uma reunião com a população, nas instalações da...

Mais do mesmo

O PCP está contra o Programa de Governo apresentado pelo PS nos Açores. Para os comunistas, o PS «não compreendeu a necessidade de uma mudança em relação às políticas seguidas», apresentando um programa marcado pela continuidade das políticas que, «nos últimos anos, provocaram profundas desigualdades sociais e económicas...